Ponto frio
A varejista nasceu no Rio de Janeiro, ainda capital do país, em 1946. Alfredo iniciou seus negócios na área de atacado, importando pneus e outros artefatos. A venda de eletrodomésticos teve início com a importação de mil geladeiras, dos Estados Unidos, da marca ‘Cold Spot’.
Em 1952, Monteverde abriu sua primeira loja no centro do Rio de Janeiro, na Rua Uruguaiana, nº 134. Rapidamente se tornou uma das principais lojas de varejo da região e já vendia geladeiras e máquinas de costura importadas, até fogões nacionais.
O Ponto Frio foi a primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e a veicular propagandas na televisão, iniciando suas campanhas ainda na década de 50.
A marca rompeu as fronteiras do Rio de Janeiro quando inaugurou sua primeira loja em Brasília, na década de 70, dando início ao seu processo de expansão. Em seguida vieram os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”, a rede fincou sua bandeira no Estado de São Paulo e na região Sul.
Outras aquisições vieram em seguida: 1997 – J.H.Santos; 1999- rede “Kit Eletro”, de Minas Gerais. Já em julho de 2000, por meio de um leilão, a rede comprou 81 lojas da rede de varejo Disapel, consolidando sua presença no Sul do País. Foi neste ano, ainda, que o Ponto Frio inovou no varejo de eletroeletrônico inaugurando a primeira Mega Storena cidade de São Paulo.
Fachada de uma loja Ponto FrioUma das primeiras redes de varejo do país a adotar o sistema de venda à distância, em 1996, o Ponto Frio lançou seu site na internet, inicialmente para consultas sobre os produtos comercializados e informações corporativas.
O processo de abertura de capital aconteceu em 1996, com a emissão de 4,1 milhões de ações preferenciais.
Em 2010, proveniente da associação do Grupo Pão de Açúcar com a Casas Bahia, e como extensão das atividades de integração do Ponto Frio com