ponto de mutação
Profa. Dra. Denise Hernandes Tinoco.
(Doutora em Psicologia Clínica-PUC/SP).
O filme “Ponto de Mutação”, baseado no livro que tem o mesmo nome, escrito por Fritjof Capra em 1982, apresenta uma conversa entre um poeta, um político e uma física que ocorre na França no monte St. Michel.
O político, foi candidato à presidência do Estados Unidos, perdeu a eleição, mas continua almejando se tornar presidente. Mostra uma persona própria de político, com idéias derivadas de um olhar positivista, cartesiano, próprio das ciências naturais que dominaram além da ciência, a política, desde o renascimento.
O poeta, não muito bem sucedido em sua profissão, trás à conversa grandes questionamentos, frutos de sua sensibilidade e criatividade e de sua experiência de vida, pois está vivenciando a crise da meia idade, vista por Jung, não como crise, mas como um processo esperado na vida de cada um: o processo de Individuação, onde ocorrem a integração entre opostos, passando a ser o Self o centro da personalidade, não mais o
Ego.
A doutora em física passa também por crises próprias desta fase da vida, a
Individuação, pondo em questão sua profissão, suas descobertas, trazendo à tona questões éticas importantes para a humanidade e um novo olhar para a ciência, propondo uma revolução nesta, em todos os níveis que esta subsidia: político, psicológico, biológico, social, trazendo a espiritualidade para o meio científico, denominando sua abordagem como Ecológica.
Sua proposta, embora atual, nos remete ao pai da medicina, Hipócrates, que olhava integralmente o ser, examinando todas as conexões ocorridas entre saúdedoença-ambiente-espírito, trabalhando com a pessoa como um todo. Tinha um olhar holístico. O trabalho era psicossomático.
Esta forma de entender a pessoa e o mundo que a rodeia mudou a partir de
Galeno ( séc. I d.C.). Este produziu a primeira fragmentação no objeto de estudo, o
homem, dividindo-o entre corpo e espírito, passando aos