ponto de fusão do alfa naftol
O ácido benzóico, C6H5C(O)OH, é um composto aromático classificado como ácido carboxílico (ou especificamente, ácido monocarboxílico). Este ácido fraco e seus sais são usados como conservante de alimentos e ocorre naturalmente em certas plantas. Seu anel aromático é similar ao do benzeno e é o mais simples ácido carboxílico aromático. Apresenta-se como um sólido cristalino incolor. O ácido benzóico é um importante precursor para a síntese de muitas outras substâncias orgânicas. Entre os derivados do ácido benzóico se encontram o ácido salicílico e o ácido 2-acetilsalicílico (ou o-acetilsalicílico), também conhecido como aspirina, apresentando como ponto de fusão no laboratório cerca de 120 ºC .
O 1-Naftol, ou α-naftol, é um composto orgânico, sólido branco, de fórmula C10H7OH. É um isômero de 2-naftol diferindo pela localização do grupo hidroxila no naftaleno.
Os naftóis são os homólogos do naftaleno dos fenóis, com o grupo hidroxila mais reativo do que nos fenóis. Ambos os isômeros são solúveis em álcoois simples, éteres e clorofórmio. São precursores de uma variedade de compostos úteis, apresentando como ponto de fusão a média de 94 a 96 °C. Os dois compostos citados apresentam alto ponto de fusão devido a sua interação intermolecular ser do tipo Pontes de Hidrogênio, o que lhes confere a necessidade de fornecer um grande quantidade de energia ( Calor ) para que as suas ligações se quebrem.
MATERIAIS:
-Bico de Bunsen
-Tela de amianto
-Termômetro
-Tubo de vidro
-Béquer de 100 Ml
-Rolha de cortiça
-Agitador p/ banho
-Óleo nujol
-α-Naftol
-Ácido benzoico
-Mistura de α-naftol e ácido benzoico (1:1)
-Tripé
-Base de ferro
-Tubos capilares
-Vidro de relógio
-Espátula
MÉTODOS:
Iniciamos o nosso teste preparando inicialmente o tubo capilar, para isso ligamos o bico de Bunsen para aquecer uma das extremidades do tubo capilar em constantes movimentos de rotação até um possível aparecimento de um pequeno nódulo. No