Ponto de Equilibrio
O ponto de equilíbrio é o ponto em que o total de margem de contribuição da quantidade produzida/vendida se iguala aos custos e despesas fixas. Assim, ponto de equilíbrio calcula os parâmetros que mostram a capacidade mínima em que a empresa deve operar para não ter prejuízo, mesmo que ao custo de um lucro zero.
1.1 PONTO DE EQUILIBRIO D GESTÃO DE CURTO PRAZO
Como toda analise de margem de contribuição, o conceito de ponto de equilíbrio também é um conceito que auxilia a gestão de curto prazo da empresa. Isso é claro porque o ponto de equilíbrio mostra o ponto mínimo em que a empresa pode operar, onde o lucro é zero. Nesse ponto mínimo de capacidade de operação, a empresa consegue cobrir os custos variáveis das unidades vendidas ou produzidas, e também cobrir todos os custos de capacidade, os custos fixos.
Nessa linha fica evidente que é uma técnica para utilização em gestão de curto prazo, porque não se pode pensar num planejamento de longo prazo para um empresa que não tenha resultado positivo não remunere os detentores de suas fontes de recursos.
1.2 PONTO DE EQUILIBRIO EM QUANTIDADE
Objetiva determinar a quantidade mínima que a empresa deve produzir e vender. Abaixo dessa quantidade de produção e vendas, seguramente a empresa estará operando em prejuízo.
1.3 DEMONSTRAÇÕES DA FÓRMULA
Partindo da equação que fundamenta o ponto de equilíbrio vamos demonstrar a formula do Ponto de Equilíbrio (PE):
VENDAS = Custos Variáveis + Custos Fixos
VENDAS = Preço de Vendas Unitárias (PV) x Quantidade Vendida no PE (Q)
CUSTOS VARIAVEIS = Custo Variável Unitário (CV) x Quantidade no PE (Q)
CUSTOS FIXOS = Total dos Custos e Despesas Fixas (CF)
Margem de Contribuição (MC) = Preço de Venda – Custo Variável
Assim temos:
Equação de Ponto de equilíbrio considerando dados unitários:
PV x Q = ____CV x Q + _____CF________
Vendas Custos Variáveis Custos Fixo
PV x Q = CV