Ponto de equilibrio como ferramenta gerencial
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTUAÇÃO
Registra-se que produtor rural conforme mandamento dos artigos 58 a 71 do regulamento de imposto de renda é toda pessoa física que explore atividades agrícolas e/ou pecuárias, onde não sejam alteradas a composição e as características do produto “in natura”. A apuração do imposto de renda do produtor rural enquadrado como pessoa física pode ser realizado através do livro caixa, sendo a base de calculo apurada através dos lançamentos das receitas e despesas que tal produtor tiver com a atividade, sendo que sobre o resultado será aplicada a alíquota do imposto de renda pessoa física.
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
Tratando-se de uma atividade relevante a economia no Brasil, o leão tem aumentado a sua voracidade se preparando melhor para verificar irregularidades, encontrando assim os contribuintes despreparados para atendê-lo. Neste contexto a contabilidade gerencial pode desempenhar um importante papel visando buscar um controle econômico financeiro mais adequado. A questão que se busca responder é a seguinte: A contabilidade gerencial pode subsidiar o produtor rural com informações que possibilitem o crescimento da rentabilidade utilizando as regras tributarias para fins de imposto de renda?
1.3 OBJETIVOS
13.1 GERAL
Este projeto tem como objetivo demonstrar a necessidade da implantação da contabilidade gerencial no ramo de atividade rural, utilizando-a como ferramenta gerencial fundamental para suprir as necessidades de planejar, organizar e orientar a gestão do patrimônio para chegar a um numero real.
1.3.2 ESPECIFICO
Pretende evidenciar a importância do controle contábil gerencial, para evidenciação da rentabilidade acrescida constantemente utilizando a sistemática de aproveitamento das regras tributarias que poderão beneficiar o produtor em relação ao imposto de renda.