ponto de ebulicao da agua e do oleo
O ponto de ebulição de umasubstância é definidocomo a temperaturaemque a pressão de vapor de um liquido é igual a pressãoexternaexercidasobreumasuperfície, sendoconhecidocomoponto de ebulição normal a temperaturaemque a pressão de vapor do líquido é igual a pressãoatmosféricaqueequivale a 1 atmou 760mmHg.
Quando se aquece um líquido a suatemperaturaaumentaprogressivamenteatéatingir o ponto de ebulição. Durante aebulição a energiafornecidaatravés do aquecimento é utilizadanavaporização do líquido e porisso a temperaturanãoaumentará. A temperaturamanter-se-á constanteatéquetodo o líquidotenhaevaporado. Sendoassmim o gtrabalhocingir-se-a a determinacao de duassubstanciaspurasdenominadademnte o oleo vegetal e aaguadestlada, no qua lira se efectuar a detreninacaodestaque e’ uma das propriedadesespecificas da substancias, registando-se a temperature emque a a temperature destassubstanciastorna-se invariavel.
1. Fundamentação teórica
1.1. Propriedades das substâncias
Como uma substância tem sempre o mesmo tipo e a mesma quantidade de átomos,as suas propriedades são sempre as mesmas. Assim, as substâncias podem seridentificadas a partir dessas suas propriedades que são imutáveis.
a) Propriedades Gerais
São aquelas propriedades apresentadas por todas as substâncias, como massa e extensão.
b) Propriedades Funcionais:
As substâncias que pertencem a um mesmo grupo funcional (como os ácidos, as bases, os sais e os óxidos) possuem propriedades que se repetem entre elas. Por exemplo, as substâncias do grupo ácido costumam ter sabor azedo, enquanto que as do grupo básico possuem em comum o sabor adstringente e cáustico.
c) Propriedades Específicas:
São as propriedades que cada substância individualmente apresenta. As principais propriedades específicas são: físicas, químicas