PONTO 3 MORAL ÉTICA E DIREITO
PONTO 3 - CONCEITO DE MORAL E ÉTICA
1- O QUE É MORAL?
Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. Uma consciência coletiva utilizada para diferenciar o certo do errado, o permitido e o proíbido.
2- O QUE É ÉTICA?
A ética pode ser compreendida como um conjunto de costumes, crenças e tradições de uma sociedade, que influenciam, estudam e conduzem a conduta humana perante a sociedade.
3- O QUE SÃO MÁXIMAS?
Máxima é o princípio subjetivo do querer; o princípio objetivo, isto é, o que serviria também subjetivamente de princípio prático a todos os seres racionais, se a razáo fosse inteiramente senhora da faculdade de desejar, é a lei prática.
4- DIFERENCIE A MORAL DO DIREITO DISTINGUINDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS.
Enquanto o Direito é bilateral, a moral é unilateral, ou seja, o Direito ao mesmo tempo que concede direitos impõe origações, sendo assim uma via de mão dupla. A moral por sua vez possui regras simplificadas, impões apenas deveres.
5- O QUE É IGUALDADE? DIFERENCIE IGUALDADE DE ISONOMIA.
A palavra igualdade está relacionada com o conceito de uniformidade, ou seja, quando há um padrão entre todos os sujeitos ou objetos envolvidos.
Igualdade é para todos, ou seja, todos possuem o direito a determinada demanda, nisso todos são iguais por possuierem direitos.
Isonomia é proibição de tratar de maneira diferenciada os representantes de um mesmo grupo. Por exemplo, fala-se muito em isonomia salarial. Vamos pegar a situação dos professores, todos participam de uma classe, desempenhando as mesmas funções, então o que explica percebimentos salariais diferenciados. Aqui entra o principio de isonomia.
Todos nos somos iguais em direito, em possuir direitos em um Estado democrático de Direito.
Todos nos somos abrangidos pelo princípio de isonomia, mas ele pe diferente ao nosso meio, nossa classe, nosso desempenho no corpo social.