Pontes
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
Sumário
1- Introdução................................................... 3
2- Historia das pontes.................................... 4
3- Tipos de pontes.......................................... 6
4- Princípios básicos das pontes.................. 6
5- Ponte em arco............................................. 7
6- Tipos de pontes suspensas....................... 8
Introdução
Este trabalho refere-se aos motivos históricos que levou os homes a construírem pontes , e também ao conhecimento de se desenvolve-las !
-Pontes mais resistentes
-Mais seguras
-Modernas
-Conceitos utilizados até hoje
A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont que significa "estrada".
História das pontes
Sem dúvida que em muitos aspectos a história da construção de pontes é a história da civilização. Através dela podemos medir uma parte importante do progresso de um povo.
Franklin D. Roosevelt 18 de Outubro de 1931.
Há tempos que o homem procura superar barreiras em busca de sustento ou abrigo. As primeiras pontes que surgiram aconteceram por causa de troncos que caíram sobre os rios de forma natural. Com isso, o homem passou a copiar, assim surgindo as pontes, que eram feitas de troncos de árvores.Desde a antiguidade, os povos civilizados construíram pontes com arte, de madeira ou de cordas, na forma de vigas, vigas escoradas e vigas armadas simples.
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante à construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. Das pontes em arco há vestígios desde cerca de 4000 A.C. na Mesopotâmia e no Egito e, mais tarde, na Pérsia e na