Pontes estaiadas e de madeira
Luis Antonio Silva Costa
Roberta Matias Martins
Silas Borges
William Deutsch
Introdução.
Este trabalho tem a intenção de mostrar um pouco sobre dois tipos de pontes: estaiada e de madeira. As pontes estaiadas são tendência no setor de construção civil no Brasil pois tem um melhor planejamento e qualidade na execução das obras. O modelo estaiado é uma opção de tecnologia para a construção de pontes, A sustentação dos tabuleiros é feita através de cabos de aço fixados em pilares de concreto moldados no local. A fixação dos cabos pode ser feita em forma de leque ou forma de harpa. A construção de pontes estaiadas no Brasil tem contribuído, significativamente, para o desenvolvimento das regiões onde as pontes são construídas. A tecnologia da madeira também tem alcançado alto nível, mas sua utilização hoje em dia, é muito menos frequente comparado ao concreto armado. No entanto, a madeira é renovável, tem grande potencial de resistência e durabilidade, e fácil manutenção tornando-a um bom material para a construção de pontes em estradas vicinais. O Brasil um país de grandes reservas florestais e de grande potencialidade para o reflorestamento, a construção de pontes de madeira é economicamente e ecologicamente viável. Modelo de ponte estaiada:
[pic]Ponte estaiada da França.
[pic]Ponte de madeira do Japão.
Resumo.
Ponte estaiada é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.
A ponte estaiada costuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria maior elaboração de cabos.
A tecnologia da madeira também tem alcançado alto nível, mas sua utilização hoje em dia, é muito menos frequente comparado ao concreto armado. No entanto, a madeira é