Pontes em Balanço
Estas pontes são suportadas apenas numa das extremidades. A técnica é indicada para vencer vãos em áreas onde há dificuldade para montagem de escoramentos, como sobre rios e vales e vias de tráfego intenso e, dependendo das dimensões, permite realizar toda a concretagem partindo apenas de dois pilares e sem interditar o trânsito em vias urbanas.
A construção de pontes por balanço no Brasil iniciou-sena década de 1930, a tecnologia foi empregada pelo engenheiro Emílio Baumgartna ponte de mesmo nome, construída entre os municípios de Joaçaba e Herval d´Oeste sobre o Rio do Peixeem Santa Catarina. A referida obra representou um marco na engenharia mundial devido à técnica utilizada em sua construção, o concreto armado, vencendo os 130 metros que separavam as duas margens do rio catarinense. No dia 24 de Outubro de 1930, foi inaugurada a ponte então denominada Ponte Herval, historicamente conhecida como a primeira ponte em concreto armado do mundo, com 68 metros e sem escoramentos, em meio a um período de grande instabilidade política ocasionada pela Revolução de Trinta, fato que impossibilitou as autoridades e até mesmo o idealizador do projeto de comparecerem à inauguração, inclusive o então Presidente, Washington Luiz, o qual foi deposto na mesma data, e assumiu o Governo Provisório o Chefe do movimento Getúlio Vargas. Em meio ao tumulto coube aos padres e freiras o privilégio de inaugurar a tão sonhada ponte, aproveitando a oportunidade para organizar uma procissão idealizando o fim da Revolução de Trinta e a melhoria no cotidiano dos moradores que poderiam, a partir de então,comprar e vender também nos municípios vizinhos através desta magnífica obra-prima.
A ponte foi uma notável obra da engenharia moderna, em que foram levadas em consideração as características fisiográficas da região, principalmente o elevado índice pluviométrico, consolidando um marco da engenharia estrutural ao aplicar os princípios de pontes