Ponte Tacoma Narrows
Ponte Tacoma Narrows, foi uma ponte localizada sobre o estreito de Tacoma, Washington, Estados Unidos e que caiu, isto se deu ao fato de ela ter sofrido fortes ventos de aproximadamente 70Km/h, ela começou a gerar movimentos de torção, ocasionando o colapso da estrutura. Em 7 de Novembro de 1940, caiu a ponte pênsil de 1600 metros (Tacoma Narrows), apenas poucos meses após a sua inauguração.
2. Ressonância
E o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de freqüência igual a uma de suas freqüência naturais de vibração. Assim o sistema físico passa a vibrar com amplitude cada vez maior.
Cada sistema físico capaz de vibrar possui uma ou mais frequências naturais, isto é, que são características do sistema, mais precisamente da maneira como este é construído, Todos estes sistemas possuem sua frequência natural, que lhes é característica. Quando ocorrem excitações periódicas sobre o sistema, como quando o vento sopra com freqüência constante sobre uma ponte durante uma tempestade, acontece um fenômeno de superposição de ondas que alteram a energia do sistema, modificando sua amplitude.
3. Ressonância na ponte Tacom Narrows
O vento no local começou a soprar chegando a atingir 70 km/h, fazendo com que a ponte oscilasse muito juntamente com os cabos de sustentação alcançando o valor de uma das freqüências naturais da ponte, a freqüência de oscilação da ponte chegou a 36 ciclos por minuto com uma amplitude de 90 cm, ainda havia o problema da falta de rigidez transversal e torcional da ponte e a união de todos estes fatores fez com que a ponte desabasse sobre o rio.
Os engenheiros calculam as estruturas como ginásios de esportes, pavilhões de eventos entre outros de modo a evitar que a estrutura entre em ressonância e venha ruir, por isso se conclui que a queda desta ponte foi uma falha humana, pois o vento que soprava no dia da queda era um vento com freqüência característica da região onde a mesma foi projetada, os