Ponte en pie – análise do poema de netzahualcóyotl
494 palavras
2 páginas
Ponte en pie – Análise do poema de NetzahualcóyotlO poema “Ponte en pie” foi escrito por Netzahualcóyotl, considerado o “rei poeta” Asteca. Um dos pontos que o poema explora é a amizade, o que está explícito já no segundo verso da primeira estrofe “dése a conocer la amistad”.
Há algumas palavras e temas também recorrentes na poesia asteca de uma forma geral, como “corazón” e também “las flores”. Nesse poema em específico não há uma relação aparente entre essas duas palavras, uma vez que as flores aqui não se referem ao coração das pessoas que foram oferecidas como sacrifício para os deuses. A flor aqui parece estar ligada à beleza e à riqueza da natureza local, como se observa nos versos: “Ponte en pie, amigo mío, / toma tus flores junto al atabal. / Huya tu amargura: / órnate com ellas: / han venido a ser enhiestas las flores, / se están repartiendo / las flores de oro preciosas.”
Observa-se na estrofe seguinte ainda um pouco dessa ideia de valorização da natureza local, ao mesmo tempo em que há elementos comuns a outros poemas, como o “quetzal”, o pássaro sagrado para os Astecas: “Bellamente canta aqui / el ave azul, el quetzal, el zorzal: / preside el canto el quechol (guacamaya): / le responden todos, sonajas y tambores”.
O cacau também aparece com certa frequência e nesse poema, inclusive, está ligado a uma situação de felicidade, como vemos em: “Bebo cacao: / com ello me alegro: / mi corazón goza, / mi corazón es feliz”, assim como o milho: “Oh ya bebí florido cacao con maíz!”. Entretanto, essa situação de felicidade do viver em si não se sustenta, uma vez que tudo isso é o que o eu-lírico se recorda e provavelmente não tem mais, causando-lhe dor: “mi corazón llora, está dolente: / sólo sufro en la tierra!”. E na estrofe seguinte: “Todo lo recuerdo: / no tengo placer, / no tengo dicha: / sólo sufro en la tierra!”.
O que se vê é uma aparente temática da morte ou de alguém que espera a morte ou a tem como certa, em que o eu-lírico recorda sua vida, a