ponte do rio negro
Avenida do Turismo O terreno averiguado apresenta camadas tabulares e continuas, ou seja,... , sofreu intemperismo que ocasionou na mudança da sua textura para argilosa, tornado-se em um latossolo. Ao analisarmos viu-se que possui fragmentos de minerais hidratados, ferruginizaçao ocasionado pela oxidação, cores avermelhadas e amareladas, levando a conclusão que se trata de uma rocha sedimentar. Possui pedaços de quartzo no interior da costa lateritica, sofreu processo de bioturbaçao, possui camadas inclinadas devido a uma falha geológica (talude).
Cachoeira do Tarumã A cachoeira possui um desnivel topográfico, ..., o nível rochoso encontrado é a base das rochas que sofreram intemperismo na orla do Rio Negro observado no ponto 01, portanto é uma rocha que esta exposta mas é a mesma que esta no fundo do Rio Negro.
Acima da rocha encontr-se um solo amarelado e em outra parte, um pouco abaixo é a crosta laterítica, observa-se que possui fraturas permitindo assim que a vegetação se instale com facilidade, isso facilita que haja uma ruptura da rocha e o bloco tende a se soltar, ocorrendo assim uma erosão.
Trecho km 936 da Br 174 O material da rocha encontrado possui traços de siltico ou argiloso, trata-se de uma rocha sedimentar arenosa, a areia analisada é fina, subangulosa à arredondada.
A Ponte Rio Negro é uma ponte estaiada da rodovia AM-070 (também chamada de Rodovia Manuel Urbano), que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, no estado brasileiro do Amazonas. Foi inaugurada em 24 de outubro de 2011. É a única ponte que atravessa o trecho brasileiro do Rio Negro, sendo considerada como a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão (3.595 metros). O custo total da Ponte Rio Negro foi de 1,099 bilhão de