Ponte de Wheatstone - Física Licenciatura
PONTE DE WHEATSTONE
I - OBJETIVO:
Utilizar a ponte de Wheatstone como instrumento de medida de resistência de extrema precisão e discutir o conceito de resistência elétrica.
II - PARTE TEÓRICA:
INTRODUÇÃO:
Muitas vezes, encont ramos resistências de valores tão baixos quanto 10 −5 Ohm (Ω) e tão altas quanto 1015 Ohm. Assim, não devemos esperar que um único instrumento seja adequado para realizar medidas precisas em uma faixa tão ampla de valores de resistências. O método que utiliza como instrumento de medida de resistência o amperímetro / voltímetro (MEDIDAS DE
RESISTÊNCIA S) possui limitações que dependem da faixa de valores que desejamos medir. Vamos supor, por exemplo, que podemos medir com precisão, tensões na faixa de 100 Volt ( V). Ficamos limitados portanto ao resultado do produto I.R. Assim, pequenos valores de R podem ser medidos se I for muito grande. Entretanto, altos valores de corrente introduzem uma dificuldade; grande quantidade de calor será dissipada nos resistores e conseqüentemente haverá uma mudança nos valores da resistência.
Caso seja possível dissipar seguramente P Watt ( W )de potência, a menor resistência que podemos medir com segurança, sem que ela se queime, aplicando uma tensão V será:
V2
R =
P
(1)
Resistências menores causariam correntes elevadas que produziriam mais calor do que seria possível dissipar com uma potência P. Isso nos dá um limite inferior para a medida de R.
O limite superior para a medida de R no qual o método do voltímetro / amperímetro pode ser utilizado é de certo modo mais flexível. Caso a corrente seja medida por um miliamperímetro com resistência interna baixa, o limite V / R será da ordem de grandeza do medidor de corrente. A resistência a ser medida pode ter a mesma ordem de grandeza da voltagem aplicada. No entanto, limites práticos para a grandeza da voltagem aplicada são estabelecidos, já que para voltagens muito altas há o risco de rupturas ou
36