ponte de millau
Aluno: Agnaldo Aparecio de Assis Turno: Noite Sala: 1ND
Aluna: Jaqueline Ribeiro
Disciplina: Metodologia de Projetos
1º Bimestre
PROJETO:
PONTE MILLAU
Curitiba, 03 de Abril de 2014
Ponte Millau
Descrição: Mais do que uma solução para o transito local, a ponte de Millau no sul da França, é uma obra conhecida mundialmente, pela sua beleza e grandiosidade. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Verlogeux, e a mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343 metros de altura.
Objetivos: Antes de sua construção o trafego de veículos entre paris e Barcelona, tinha que descer até o vale do rio Tarn, causando assim grandes congestionamentos na pequena cidade medieval de Millau.
Agora a ponte faz a ligação entre as cidades, diminuindo assim o tempo de viajem.
Custos: Foram gastos mais de 478 milhões de dólares, quantia financiada pela própria construtora. E em troca a empresa tem o direito de recolher o valor do pedágio durante 75 anos. Se a arrecadação fosse muito alta o governo reduziria esse tempo para 40 anos, como previsto em contrato.
Particularidades: É a maior ponte suportada por cabos do mundo. Pesa 242,000 mil toneladas,32 metros de largura, com de 343 metros de altura e extensão de 2.469.000 metros. Trabalharão na obra mais de 3.000 operários.
Destaca-se pela boa visibilidade, a segurança reforçada com barreiras contra colisão, e telas para proteger contra os fortes ventos locais.
Resultados: no total a ponte pesa 242.000 toneladas, e toda trabalhada em concreto e aço, que consideravelmente leve.
Segundo engenheiros, por ser construída em aço e concreto, diminui-se o tempo da obra, que influi diretamente no retorno financeiro.
Não causou nenhum impacto no ambiente onde foi construída, e não interfere na paisagem local.
Benefícios: Reduzir o tempo de viajem entre França e Espanha, evitando assim longos