Ponte de macarrão
MEDIDAS DIRETAS E INDIRETAS Medidas diretas são as obtidas por simples comparação utilizando-se instrumentos de medida já calibrados para tal fim. Exemplos: medidas de comprimento com uma trena, de massa dum objeto com uma balança e de um intervalo de tempo com um cronômetro. Medidas indiretas são as calculadas a partir de outras grandezas medidas diretamente, através de expressões matemáticas existentes relacionando essas grandezas. Exemplos: determinação do volume dum cilindro e de uma esfera a partir da medida de suas dimensões, da velocidade média de um carro a partir do desloca mento e do tempo.
CLASSIFICAÇÃO DOS ERROS Erros grosseiros são aqueles cometidos devido à falta de atenção ou de prática do operador. Exemplos: erros cometidos em operações matemáticas, enganos na leitura ou escrita de dados, ou engano na leitura duma escala. Erros sistemáticos: são aqueles decorrentes de causas constantes e se caracterizam por ocorrerem sempre com o mesmo valor de sinal. Exemplos: erros devidos a aparelhos descalibrados, a métodos falhos, ao uso de equações incompletas, a condições ambientais inadequadas aos instrumentos de medida e a hábitos errados do operador. Erros acidentais: Também chamados de erros aleatórios ou estatísticos, eles resultam do somatório de pequenos erros independentes e incontroláveis afetando o observador, o instrumento de medida, o objeto a ser medido e as condições ambientais. Exemplos: a variação do "milímetro" ao longo duma régua milimetrada; a flutuação dos instrumentos de medida ligados na rede elétrica; a estimativa que o observador faz na leitura de dados, as pequenas variações da grandeza medida quando comparadas à sensibilidade do arranjo experimental.
1
ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Definição: São ditos significativos todos os algarismos contados a partir do primeiro não nulo (diferente de zero), ou seja, o zero a esquerda não conta como significativo. Exemplos: o número 35 tem