Pont
Dentre as preocupações típicas da função planejamento, pode-se citar:
- Atender às politicas e diretrizes da organização
- Determinar o que deve ser feito
- Determinar como deve ser feito
- Estabelecer cronograma físicos e financeiros
- Estabelecer as necessidades de treinamento - Prever os recursos necessários
- Identificar ameaças e oportunidades - Interagir com a alta direção
- Planejar sempre que necessário
As politicas e diretrizes mencionadas na primeira preocupação acima citada dizem respeito ao desdobramento, em nível de grande orientação e princípios a serem seguidos, das ações necessárias ao cumprimento da missão.
Entretanto, um dos sérios problemas da gestão organizacional está em conseguir que as decisões do planejamento seja corretamente cumpridas por àqueles que as devem executar. O estabelecimento de normas externas, como, por exemplo, as da serie NBR ISSO 9001:2000 para o sitema de gestão de qualidade, certamente contribui para esse fim, mas deve- se ter o cuidado de garantir que as normalização não seja exagerada, sob pena de engessar os procedimentos da entidade.
Planejamento: Níveis Operacional, Tático e Estratégico:
Quando nos referimos à Tomada de Decisão, principalmente por parte de uma organização, independentemente de sua finalidade, devemos levar em consideração o Planejamento Estratégico adotado por esta organização.
Planejar é, portanto, saber onde queremos chegar. O Planejamento Organizacional pode ser divido em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Nível Estratégico
é aquele que geralmente é executado com uma visão de longo prazo e, dada à sua natureza e seu grau de importância para a organização, representa um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a mencionada organização. É importante frisar que,na maioria das organizações, é elaborado pelo seu mais alto escalão hierárquico, o mesmo deverá