pompeiã
Durante o ciclo produtivo do T. Cruzi, primeiro acontece a penetração do tripomastigota metacíclico e uma célula; transformação do tripomastigota em amastigota; essa forma multiplica-se intensamente por divisão binária dentro da célula; rompimento da célula parasitária, liberando tripomastigota, forma tripomastigota no sangue circulante podendo penetrar em outra célular ou ser ingerida pelo triatomíeo. No corpo do barbeiro, o Trypanossoma instala-se nas porções finais do intestino, dando origem a várias formas infestantes.
Os triatomíneos vetores se infectam ao ingerir as formas tripomastigostas presentes na corrente circulatória do hospedeiro durante o hematofagismo.
Duas principais manifestações clínicas dessa doença são: Hepato e esplenomegalia.
A- Somente a afirmativa I está correta.
B-Somente a afirmativa III está errada.
C-Todas as afirmativas estão corretas.
D-Todas as afirmativas estão erradas.
A LeishmanioseTegumentar é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células (macrófagos). A Leihsmaniose Tegumentar americana é uma doença de caráter zoonótico que acomete o homem e diversas espécies de animais silvestres e domésticos, podendo se manifestar através de diferentes formas clínicas. De acordo com esta afirmação, marque a alternativa INCORRETA:
A- A fêmea do Flebotomíneo do gênero Lutzomyia conhecido popurlamente como mosquito-palha, durante sua alimentação hematófaga pica o animal ou indivíduo parasitado e retira a linfa e sangue contendo células do sistema fagótico contaminadas com