Pombas
Segundo Donald e James Kirkpatrick, há três motivos do porque se fazer avaliações de treinamento:
“1. Para justificar a existência e a verba do departamento de treinamento, demonstrando como ele contribui para as metas e os objetivos da empresa.
2. Para decidir entre continuar e desativar programas de treinamento.
3. Para obter informações sobre como melhorar programas de treinamento futuros.”
As formas de Avaliação de Treinamento são divididas em um Modelo de Quatro Níveis, de acordo com Donald e James Kirkpatrick. Sendo elas Avaliação de Reação, Avaliação de Aprendizagem, Avaliação Comportamental e Avaliação de Resultados.
Os níveis de avaliação se relacionam de maneira que cada nível tem impacto sobre o nível seguinte, e a cada nível o processo passa a ser mais difícil e demorado, e com informações de maior relevância (Kirkpatrick, pag 37). Avaliação de Reação Neste nível, que é o primeiro nível dos quatro tipos de avaliação, segundo Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010) o nível de reação mensura o nível de satisfação dos treinandos com relação ao treinamento aplicado. Obter uma reação positiva é sinal que o treinamento obteve um efeito motivador nos treinandos. Por conta disso, o nível de reação pode determinar o futuro de um treinamento, pois a motivação tem um efeito positivo na aprendizagem, e quando esse efeito não se mostra positivo compromete a eficácia desse treinamento.
Entretanto, uma reação favorável não garante o sucesso do treinamento, mas é praticamente certo que uma reação negativa reduzirá consideravelmente a possibilidade de ocorrer um bom aprendizado.
Realizar o nível de avaliação da reação