Político pedagógico
I - Envolve a organização do trabalho na escola, o que supõe reflexão e discussão crítica, fundamentando as transformações internas na organização escolar.
II - Tem como princípio orientador a aprendizagem de qualidade para os alunos com maior competência cognitiva.
III - Pressupõe uma concepção de sociedade justa e democrática
IV - Visa formar o aluno crítico, participativo, criativo e responsável em uma escola transformadora e autônoma
.Alternativas
1 - Estão corretos os itens I e III e IV 2 - Estão corretos os itens I, II e III
3 - Estão corretos os itens I e IV
4 - Estão corretos os itens I , II e IV
5 - Estão corretos os itens II e IV
Questão 2:Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
1 - O projeto deve ser comprometido com as camadas populares, focando a participação coletiva e eliminando o individualismo, gerando solidariedade.
2 - O projeto da escola tem a dimensão pedagógica diante da sua finalidade de formar este cidadão crítico como foi exposto e sua dimensão política pressupõe uma formação voltada para um determinado tipo de sociedade.
3 - A gestão democrática prioriza na escola as decisões tomadas somente pelo diretor, mas garante transparência nas decisões
4 - O projeto pedagógico da escola deverá conter componentes estruturais e conceituais fundamentados, que servirão de parâmetros para o trabalho educativo da instituição.
5 - A gestão democrática é um caminho para a o aprendizado da democracia, onde a participação vai permitir um conhecimento maior sobre o funcionamento da escola, o que gera um conhecimento mútuo.
Questão 3:Assinale F para Falso e V para Verdadeiro sobre o planejamento participativo. ( ) Consiste em um processo de tomada de decisões que pode construir uma nova escola, organiza nossas ações, combatendo a fragmentação das práticas pedagógicas e administrativas.
( ) Compreende o encontro de pessoas em diferentes