Políticas Públicas
2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?
Não. Porque apenas a autoridade soberana do Estado possui o chamado “poder extroverso” de tomar decisões e criar políticas públicas, e entidades privadas, mesmo que ajam visando ao benefício público ou que agreguem a participação de amplas coletividades contribuem apenas em uma ação privada de interesse público.
3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas.
A Análise de Política é um conjunto de observações, de caráter descritivo, explicativo e normativo, acerca das políticas públicas, que corresponde, respectivamente, às perguntas a respeito de “o que/como é?”, “por que é assim?” e “como deveria ser?”. Essa última dimensão dos estudos de Análise de Política imprime aos estudos pertencentes ao campo um caráter bastante peculiar, no qual o “dever ser” assume uma importância fundamental. Essa característica constitui uma diferenciação ainda mais relevante em um contexto como o atual, em que às reflexões teóricas é imposta uma assepsia ideológica.
4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.
Os Withinputs são provenientes do próprio sistema de política e podem ser de apoio ou de demanda. Dentro da política de saúde a necessidade de articulações e ações no governo geram diversos withinputs, tanto de demanda quanto de apoio. O exemplo de withinput de demanda é o programa “Vacinação contra a gripe” a implantação do programa depende de inúmeras decisões políticas já que o vírus da Gripe um problema de saúde pública principalmente para população idosa, crianças menores de 2 anos e gestantes e nesse caso foi necessária a intervenção do estado no