Políticas Públicas
A expressão refere-se a aspectos da vida social relacionados à esfera pública. Ou seja, aspectos de interesse comum ao conjunto dos cidadãos de uma comunidade, ou de um grupo.
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.
2. Qual é a diferença entre a administração patrimonial e a administração burocrática?
A administração patrimonial tem como característica principal a condução dos negócios públicos como se estes fossem assuntos privados dos governantes. O modelo patrimonialista é o em que o soberano é o Estado. Todos os bens são do soberano, do Estado. Não existe a coisa pública.
Já a administração burocrática caracteriza-se por atos e procedimentos baseados na legalidade, na impessoalidade e no profissionalismo dos agentes públicos, além de serem previsíveis, posto que emanam de regras preestabelecidas para exercerem suas escolhas. Veio para moralizaria a administração pública, que era o modelo patrimonial, e a fazer executar, satisfatoriamente, a sua função, que por acaso fracasso, pois o Estado estava tão preocupado em ser eficiente e evitar a corrupção, que não fazia outra coisa.
3. Por que os indivíduos se organizam para realizar interesses comuns?
Porque, um grande número de pessoas é mais fácil de conseguir êxito que somente uma pessoa, por este motivo, pessoas com interesses procuram outras com o mesmo interesse se organizam em grupo em prol do interesse comum.
A teoria da ação coletiva de Olson analisa a agregação (em grupos) de interesses de indivíduos racionais na busca de bens públicos (que devem estar disponíveis para todos se o estiverem para qualquer um), com base no suposto de consenso perfeito na definição dos interesses comuns, e