Políticas Públicas
Instituto Multidisciplinar
Política e Organização da Educação
Docente: Otair Fernandes
Discente: Sílvia Maria Varela de Souza
Fichamento do Texto: Unidade I – Teorias do Estado e Políticas Públicas
Autor: Otair Fernandes
Política, Poder e Estado: fundamentos teóricos
O fenômeno da política se relaciona diretamente as relações de poder e ao exercício deste na sociedade onde as ações do Estado constituem princípios fundamentais. É através das atividades da política que vida social sofre mudanças questão da política e do poder não se restringem apenas as ações do Estado, mas tem nessas ações um dos seus princípios fundamentais. No campo das Ciências Sociais, os fenômenos da política, do poder e do Estado não possuem conceitos únicos e universalmente válidos, mas interpretações diversas com diferentes usos e significados.
Política e poder são termos indissociáveis e intercambiáveis. Um não existe sem o outro. Porém, os estudos das ciências sociais revelam a complexidade destes temas que compreendem diferentes interpretações sobre o sentido e o significado de ambos no âmbito das sociedades humanas ao longo do tempo.
A Ciência Política é a ciência social que investiga a política ou o conjunto de atividades políticas como um fenômeno específico do comportamento humano que se diferencia dos demais fenômenos sociais com características, relações e padrões distintos.
“Política é o dispositivo estrutural que organiza a dinâmica de uma sociedade em função das desigualdades presentes em qualquer corpo social. Por outras palavras, define e ordena correlativamente as oposições e a cooperação no grupo. O funcionamento desta estrutura (política) põe em jogo, concretamente, princípios de autoridade e a estrutura de poder”. (Dicionário Geral das Ciências Humanas, Lisboa, Edições 70, p. 716).
Partindo do ponto de vista de que política é inerente ao homem e que não existe sociedade sem política e nem política