Políticas públicas e gestão educacional
GESTÃO EDUCACIONAL
ABRIL - 2012
CAPÍTULO I
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO:
RETOMANDO CONCEITOS
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho
1) Quais são as semelhanças e as diferenças entre gestão educacional e gestão escolar?
RESPOSTA: Gestão Educacional e Gestão Escolar assemelhação no processo de ensino-aprendizagem, uma dependendo da outra, onde a gestão escolar trás para a realidade as metas traçadas pela gestão educacional. Entre elas estão tais diferenças:
Gestão educacional em seu sentido amplo, alcança as ações dos governos nas esferas: federal, municipal e estadual, onde as atividades tratam das orientações e formulações gerais que dão subsistência à política educacional, envolvendo o financiamento, organização, planejamento e avaliação institucional; Gestão Escolar restringe-se a esfera micro, envolvendo somente as obrigações do estabelecimento de ensino, abrangendo o que segue: avaliação do aluno, elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico), organização do calendário escolar, acompanhamento das atividades de ensino-aprendizagem, envolvimento com a comunidade, aplicação dos recursos financeiros e outros. Sendo que dessa forma concluímos que as duas caminham juntas, somente lembrando que cada uma trabalha em sua esfera.
Qual a relação entre política e gestão da educação?
RESPOSTA: Segundo vieira (2007), a política educacional se estende por diferentes instâncias desde a União, estados Distrito Federal e Municípios e espaços como órgãos centrais e intermediários do sistema, unidades escolares inclusive a sala de aula. A autora salienta que a escola não se reduz a um espaço de execução das políticas previamente definida pelo poder público, mas se configura como lugar de construção e reconstrução, oferecendo elementos para a formulação de novas políticas. Por isso, a análise da política educativa também “deve alcançar a escola e seus