Políticas públicas no brasil
No início dos anos de 1990 não havia atendimento médico público, e a população pobre só recebia atendimento nos hospitais de caridade, que eram manditos pela a igreja católica.
As campanhas de vacinações eram militares, eles separavam os que estavam com doenças contagiosas. Mas, muitos não aceitavam a vacinação obrigatória, e assim surgiu a revolta da população.
Hoje as campanhas de vacinações são para todos. A população é avisada, principalmente quando é vacinação infantil.
Em 1930 Getúlio Vargas tomou posse da presidência, e decretou a centralização da estrutura dos serviços de saúde. Criou os Institutos de Aposentadorias e Pensões ( IAPS) que era como um seguro social do trabalhador, que ao receber seu salário era feito um desconto, esse dinheiro era investido para pagar a aposentadoria e pensão . Assim garantiam direito a assistência médica e a aposentadoria após 30 anos de contribuição.
O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado em 1988, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornou-se obrigatório o atendimento a qualquer cidadão, sendo proibidas as cobranças de dinheiro. Esse sistema de saúde só tem no Brasil, mas, já ta sendo copiado em alguns países.
Na teoria o SUS é muito bom, mas ainda deixa muito a desejar. Não tem leitos nos hospitais para todos os doentes e assim alguns procuram convênios particulares ou no pior caso morrem sem atendimento médico.
A saúde pública atual comparada com a de 1990 melhorou sim, mas ainda falta muito para ser excelente. Está faltando médicos nos hospitais, falta de capacitação dos técnicos principalmente de enfermagem, a verba que o governo manda para cada hospital não chega e faltam remédios, aparelhos para exames e raios-X. O SUS está ai e é muito bom só falta o governo investir e ampliar.
Izabela Nascimento