Políticas públicas de medicamentos, trajetória e desafios.
O Rss analisa e verifica as condições do estabelecimento e as áreas criticas, faz também uma analise de todos os setores e faz visitas ao setor administrativo. As atividades devem ser informadas pelo responsável do setor o mesmo deve ser capacitado para relacionar com os possíveis tipos de resíduos em função a atividade do setor.
Identificação do resíduo
Os resíduos são definidos em grupos- A,B,C,D ,E, recicláveis (papel, plástico metal, vidro, matéria orgânica). É importante verificar sobre os tipos de resíduos, pois em raras situações pode haver resíduo de origem desconhecida, neste caso se avalia sua característica e identifica- se os riscos para manter o controle da situação.
Acondicionamento dos Resíduos
É necessário identificar algumas situações para acondicionamento dos resíduos tais como: verificar os tipos de embalagens e quais são compatíveis com os resíduos, se há definição e padronização, existência de acondicionamento em recipiente perfurocortantes, verificar se o material lavável se é resiste a ruptura e vazamento e se é resistente a quedas.
Fluxo da coleta interna
Verifica-se: os itinerários das coletas, nível, fluxo e horários das coletas, sistematizar cada roteiro para cada tipo de resíduo, verificar a compatibilidade de cada resíduo e horários de coleta em função da distribuição de roupas, alimentos e medicamentos, períodos de visita ou de grande fluxo de pessoas.
Quantificação do Rss
Verificar quantidade ou tipo de cada resíduo por setor por meio de volume ou pesagem, estabelecer um período de coleta de dados (turno,dia,semana,mês,)
Armazenamento interno e externo.
Verifica-se: as condições de armazenamento existentes, se as embalagens com resíduos estão devidamente fechadas, se o ambiente onde irá armazenar os resíduos é compatível com os requisitos, verificar a limpeza do ambiente interno e externo, se o local de armazenamento possui símbolo de