Políticas publicas de saúde
Psicologia
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
O filme Políticas Políticas Publicas no Brasil é um retrato das políticas públicas no Brasil desde 1900 até a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Contextualizando com as situações político-social do país ao longo de dez décadas. As necessidades de combater as epidemias, os conflitos iniciais para o uso das vacinas, época da industrialização do Brasil e a criação da Petrobrás, necessidade de criação do Ministério da Saúde, a imprensa com o papel fundamental nas questões sociais, o atraso provocado pela ditadura, os movimentos populares, as conferências e o nascimento de um dos maiores sistemas de saúde público do mundo são alguns dos temas abordados pelo filme para mostrar dentro do cenário nacional a história do desenvolvimentos das políticas públicas em nosso País.
As epidemias de febre amarela, cólera, ... que atingiam o Brasil por volta de 1900 dispertou a necessidade de algumas das primeiras políticas publicas em torno da saúde no Brasil. Um exemplo dessa situação foi a vacinação obrigatória e e as obras de saneamento em Santos-SP. Com essas questões o envolvimento da sociedade nessas questões foi notável nas manifestações, como a que se opôs a vacinação obrigatória. O que se entende de uma sociedade da época em que não se tinha muita informação e conhecimento.
As greves e as revoluções populares immpulsinaram a ciração de melhores políticas publicas no barsil que atendessem ao trabalhador devido aos grande problemas enfrentados. Na era do presidente Getúlio Vargas nasce o ministério do trabalho e do sistema previdenciário de saúde. Porem a necessidade de industrialização do país (com destaque a criação da Petrobras) houve “desvio” do dinheiro da previdência como recurso para essa industrialização.
A ditadura representou na história do Brasil um grande atraso para o progresso na saúde no Brasil,