Políticas Educativas e Curriculares
LUIS ALBERTO SARTE
POLÍTICAS EDUCATIVAS E CURRÍCULARES.
NOVA IGUAÇU
2013
LUIS ALBERTO SARTE
POLÍTICAS EDUCATIVAS E CURRÍCULARES
NEAC apresentado à UAB – Universidade Aberta do Brasil – como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Educação.
NOVA IGUAÇU
2013
UAB
Universidade Aberta do Brasil
Mestrado em Ciências da Educação
Políticas educativas e curriculares
LUIS ALBERTO SARTE
RESUMO
Entende-se por políticas públicas educacionais aquelas que regulam e orientam os sistemas de ensino, instituindo a educação escolar. Através de leis produzidas pelos poderes públicos que visam atender as demandas da sociedade, mas que ao longo dos anos vem priorizando as classes mais favorecidas da nossa sociedade. Entretanto, o processo de ensino e aprendizagem brasileiro só ganhou uma nova roupagem a partir do século XIX. E com o surgimento das leis orgânicas e leis de diretrizes e bases da educação brasileira no inicio do século XX. Tendo praticamente universalizado o ensino público no governo neoliberal do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
O currículo é o enfoque principal da educação. Seu caráter é socializador, onde repercutem os interesses sociais e políticos. Relacionar as mudanças ao universo escolar é sustentar a funcionalidade da escola. Ao contextualizá-lo deve se ter claro que esse instrumento é cultural e social, onde se alicerça a vida social e democrática do país, visto que a formação real deve ser sustentada por todos os envolvidos com o fazer educação, como: A Sociedade, as políticas, a escola, o professor e o aluno.
O presente trabalho parte da pesquisa sobre politicas públicas e curriculares no Brasil. Em suma, políticas públicas são as decisões de governo que