Políticas econômicas
Políticas econômicas, são ações tomadas pelo governo, que utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos O papel do governo é zelar pelos interesses da comunidade e pelo bem-estar da comunidade em geral. Para esta finalidade, o setor público, enquanto um agente econômico de peso dentro do sistema procura atuar sobre determinadas variáveis e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população.
Políticas econômicas : Consequências sociais
2. Desenvolvimento
2.1. Necessidades econômicas
O homem para sua necessidade econômica é impelido por suas necessidades objetivando a intenção de coisas úteis que possam satisfazê-la. Elas constituem assim a própria essência da economia, ou no ponto de partida de toda ciência econômica.
Desde Adam Smith, as necessidades são consideradas como a forma da economia o ser humano como um ser vivente, está em constante dependência do mundo exterior que Pra conservar sua vida quer para elevar-lhe o nível. Os elementos necessários a sua sobrevivência, desenvolvimento e consecução dos seus fins são-lhe fornecidos pelo meio externo.
2.2. Objetivos das políticas econômicas
Para entendermos a realidade brasileira pode-se selecionar quatro objetivos: crescimento da produção e do emprego controle da inflação, equilíbrio das contas externas e melhor distribuição de renda gerada no país. O crescimento econômico é a meta mais importante a ser perseguida pelos formuladores da política econômica.
O crescimento econômico refere-se à expansão da produção do país, ou seja, uma quantidade crescente de mercadoria e serviços para serem adquiridos pela sociedade. Quando a população do país está crescendo mais rapidamente que a população.
Diz-se que a produção por pessoa (ou renda per capita) está aumentando. E é importante destacar que nenhum país conseguirá melhorar o nível de renda de sua sociedade se não aumentar a produção, pois há uma