políticas de saúde
Política é uma palavra de origem grega, POLIS que significa cidade/estado. É a forma de organizar uma sociedade, onde são criadas normas e leis que visam o interesse de todos.
Política de governo refere-se a propostas de governo dos partidos políticos e que podem ser extintas ou mudadas a qualquer momento, pois essas políticas não tem ligação com a constituição. O programa Bolsa Família e o Fome Zero são políticas federais propostas por um determinado partido político não havendo ligação com a constituição e por essa razão, são consideradas políticas de governo.
Política de Estado refere-se a políticas que não sofrem alterações e não podem ser extintas por existir vínculos com a constituição. Excelentes exemplos os quais podemos citar são o S.U.S e o S.U.A.S.
Introdução do S.U.S ( Sistema Único de Saúde )
É o resultado de uma reforma sanitária que visa padronizar e regularizar o sistema de saúde, sendo implantado na constituição e garantindo o direito de todos ao acesso à saúde.
Os princípios que rege a organização da assistência são o acesso universal, a equidade – Justiça, integridade - atendimento para todas as faixas etárias e a descentralização - municipalização. Foi então criada uma hierarquia de atendimento no SUS de acordo com a complexidade de cada caso, que são divididos em atendimento primário, secundário e terciário.
O atendimento primário ocorre em UBS (Unidade básica de saúde) e trata-se do atendimento preventivo que requer atividades socioeducativas para a prevenção de doenças, sendo de baixa complexidade.
O atendimento secundário ocorre em ambulatórios (AMA), onde o dano à saúde se estabeleceu e requer tratamento, sendo de média complexidade.
O atendimento terciário ocorre em grandes hospitais, sendo os casos de alta complexidade, onde o paciente requer cuidados mais específicos, havendo a necessidade de internações e cirurgias.
DEFINIÇÃO DE SAÚDE
Saúde não é ausência de doença. Ter saúde é ter qualidade