POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
“POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL”. O filme “Políticas de Saúde no Brasil” se refere à evolução da saúde pública no Brasil paralelamente à história política e econômica do país. Através de uma linguagem simples e acessível a todos.
No ano de 1900, houve uma epidemia de Febre Amarela, Cólera e Varíola; a população, mas pobre não tinha um serviço de saúde adequado para serem atendidos então nascem as Santas Casa de Misericórdia onde as pessoas carentes eram atendidas.
Em 1904, o médico sanitarista Osvaldo Cruz, resolve tomar medidas drásticas para acabar com as epidemias, forçando as pessoas a tomar vacina, isso provocou a população de maneira que houve uma revolta popular, com conflitos violentos entre populares, governo e militares. A partir daí alguns anos após foi aprovada a LEI ELOY CHVES, dando inicio a Reforma Sanitária.
Em 1930, Getúlio Vargas toma posse e implanta a centralização e unificação da saúde criando os IAP’s em substituição dos CAP’s e os recursos dos mesmos foram usados pelo Governo para desenvolvimento da industrialização do Brasil. Em 1945, Getúlio foi deposto e posteriormente foram construídos novos hospitais, equipamentos modernos e medicações, contudo ainda não eram acessíveis a todos os cidadãos.
Em 1953, foi criado o Ministério da Saúde, com o fortalecimento das ações de saúde pública e medicina preventiva foram abertos asilos para leprosos, tuberculosos e pacientes psiquiátricos junto a esses vieram os especialistas.
Foi criado em 1966, o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) com a unificação dos IAP’s, por isso foram construídos novos hospitais com o aumento do número de leitos.
Logo, após aconteceu à censura dos meios de comunicação onde o Governo determinava as notícias que seriam transmitidas à população, dando falsas informações sobre a saúde pública e a epidemia de meningite e poliomielite que estava em curso no país.
Na década de 80, o movimento da reforma sanitária organizou a VIII Conferencia Nacional de