Políticas de Saúde No Brasil
O filme começa relatando os fatos ocorridos no século XX, e também conta sobre os principais marcos políticos e do avanço das ações de saúde no Brasil.
Dentre os principais marcos podemos destacar a obrigatoriedade da imunização contra pestes da época levando a Revolta da Vacina (1904), onde o médico Emílio Ribas morou com uns pacientes para provar que a febre amarela não se pegava por determinado contato, Greve dos operários por conta de melhores condições e assistência a saúde (1917), na qual a gripe espanhola matou muitas pessoas e os médicos não sabiam o que fazer, em 1922 houve a tomada do Forte de Copacabana e junto a isso a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP). No ano de 1930 Getulio Vargas toma posse como Presidente, centralizando e unificando a saúde e em 1945 é deposto, e após cinco anos é eleito novamente e cria o Ministério da Saúde. E em 1950 morre Getúlio Vargas.Em 1966, prevenção e controle das doenças.
Em 1978 cria-se o SINPAS- INAMPS- INPS, e inicia-se também neste o Movimento Popular de Saúde, com o lema: A saúde é uma conquista popular. Em 1980, tem a disputa presidencial é entre Tancredo Neves e Paulo Maluff. E em 1986 teve a 8ª Conferência de Saúde onde institui-se os Conselhos e as Conferências de Saúde e ainda no mesmo ano a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS. No final da década de 80, o INAMPS direciona-se para uma cobertura mais universal dos serviços de saúde, e teve o fim da exigência da carteirinha do INAMPS para se ter atendimento nos hospitais conveniados a rede pública.
Collor foi eleito presidente e foram criadas as Leis que regulamentam o SUS (8.080 e 8.142) na qual se referem a promoção de saúde e a organização dos serviços e a participação da comunidade, e o repasse dos recursos do governo federal para as demais instâncias. Em 1995 houve um avanço na saúde com a implantação dos PSF e a implantação do Pacto pela Saúde passando pelos governos de Fernando Henrique e Lula.
O