políticas de proteção social:
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Bruna Morás Valle
Resumo
São Leopoldo
2014/01
SUMÁRIO
1 introdução 2
2 politicas de porteção social: saúde, previdência social e assistência social 3
REFERÊNCIAS 5
1 introdução A partir da proposta acadêmica dada, na disciplina de Seminário Temático de Seguridade Social, tem o objetivo de abordar a temática de políticas de proteção social: saúde, previdência social e assistência social. Tendo como embasamento os textos estudados até o momento. 2 politicas de porteção social: saúde, previdência social e assistência social
Após a II Guerra Mundial, a partir do conflito e a insatisfação das classes trabalhadoras com a burguesia, surge o principio de Estado de Bem Estar social, o qual era responsável pelo governo a garantia de direitos das necessidades da sociedade.
O sistema de proteção social antes da Constituição Federal de 1988 era bem limitado, pois a população que não contribuía era excluída do acesso aos direitos assistenciais daqueles que trabalham. Diante desta situação com a luta da classe trabalhadora é um mérito a conquista pelas políticas de proteção social, saúde, previdência e assistência.
Com a Constituição de 1988 que foi um grande marco legal pela primeira vez, surge política de seguridade social que compreende o tripé, saúde, previdência e assistência.
Seguridade social tem como beneficio alem de garantia de direitos derivadas do trabalho, tais como seguro desemprego, aposentadoria, pensão e seguro de saúde, também tem diversos benefícios assistenciais. Prestações assistenciais para pessoas com deficiências, para idosos com baixa renda, para pagamento de aluguel a família de baixa renda. Apesar de tais benefícios para poder ter acesso o processo é lento demorado e com muita burocracia.
Saúde – Principio da universalidade. Toda a população brasileira é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). “A saúde é direito de