POLÍTICAS DE GOVERNO, SFN E MERCADOS FINANCEIROS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 POLITICAS DE GOVERNO 7
3 ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 9
3.1 O Sistema Financeiro Nacional (SFN) 9
3.2 O sistema Normativo 10
3.3 O Sistema de Intermediações 13
3.3.1 Instituições financeiras bancárias e não bancárias 14
4 MERCADOS FINANCEIROS 16
4.1Segmentos do Mercado Financeiro 16
4.2 Principais produtos negociados no mercado monetário 17
4.2.1 Operações de mercado aberto 17
4.4 O Mercado de Crédito 17
4.5 O Mercado Cambial 17
4.6 O Mercado de Capitais 17
5 CONCLUSÕES 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo entender o Mercado Financeiro por meio do entendimento de todas as variáveis e instituições que compõe e influenciam esse mercado.
O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro analisa-se as políticas monetárias de governo entendendo suas aplicações e objetivos.
No segundo capítulo, analisa-se a estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Nessa etapa é possível entender a estrutura do sistema, seus componentes e a função de cada um. Por último, analisa-se o Mercado Financeiro em suas quatro dimensões.
Esse estudo embasará o aprendizado futuro sobre Mercado de Capitais evidenciando a sua importância para o cenário econômico mundial.
2 POLITICAS DE GOVERNO
A macroeconomia procura entender, de uma forma geral e abrangente, a economia, estudando “a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego [...]” (RELATORIO ANBIMA, P. 9)
Para gerir a economia de forma a atender as necessidades da sociedade e atingir objetivos macroeconômicos, o governo atua por meio das políticas econômicas. São elas: política monetária, política fiscal e política cambial.
A política monetária, geralmente executada pelo Banco Central, atua sobre os meios de pagamentos, títulos públicos e taxa de juros, modificando o custo e o nível de oferta de