Políticas de defesa comercial brasileira
Parte da Literatura especializa considera a Defesa Comercial como forma moderna e aceita de acompanhar e intervir nas Importações, uma vez que garante o sucesso da abertura comercial ao minimizar estratégias desleais de comércio. A defesa comercial, segundo esta perspectiva , proporcionara uma proteção justa e limitada à indústria nacional ameaçada, configurando-se como alternativa para potencializar o crescimento destas Indústrias. Em suma, segundo parte dos analistas, a defesa comercial é um instrumento legítimo de defesa da Indústria nacional contra as práticas desleais existentes no Comércio Internacional.
Uma consequência negativa que o uso abusivo de medidas comerciais tem trazido são barreiras que acabam afastando fornecedores estrangeiros competitivos e com produtos de qualidade superior aos das Indústrias nacionais, consequentemente protegendo Indústrias Ineficientes que não investem no seu autodesenvolvimento.
As medidas de defesa comercial são classificadas em três categorias, de acordo com o fato que pretendem corrigir. As medidas antidumping têm como objetivo minimizar os