Políticas de Crédito
As atividades de gerir e analisar o crédito tem um papel importante no contexto sócio - econômico do país, pois ele surge como necessidade básica á movimentação e incremento da economia, as empresas precisam de recursos para atender suas necessidades de investimento e capital de giro, os indivíduos recorrem ao crédito para aumentarem seu orçamento e cumpre as instituições financeiras a função de supridora desses recursos. A preocupação econômica e social em manter os controles do níveis de inadimplência que existe em consequência das políticas de expansão do crédito e o incentivo ao consumo, está mobilizando o mercado financeiro. A concessão de crédito às pessoas interessadas em realizar seus sonhos de consumo ou até mesmo suprir suas necessidades básicas, vem se tornando o pesadelo das instituições financeiras à medida que crescem os níveis de inadimplência, tornando difícil a relação de consumo.
O objetivo geral desse trabalho é analisar as políticas de crédito a fim de minimizar as inadimplências decorrentes de não pagamento de suas dívidas.
Os objetivos específicos são para descrever o processo de concessão de crédito e verificar os pontos fracos e pontos fortes no processo da política de crédito.
4
2. Conceito de Análise de Crédito
Para SILVA (1998, p. 139), "durante muito tempo, os serviços de suporte para decisão de crédito constituíram-se basicamente de órgãos de cadastro". O cadastro é um conjunto de informações sobre a pessoa física ou jurídica. Este instrumento, quando conjugado com outras informações, assegura qualidade e segurança às decisões, sendo a base para uma concessão de crédito com risco calculado.
Análise de crédito é um processo organizado para analisar dados, de maneira a possibilitar o levantamento das questões certas a cerca do tomador de crédito. Esse processo cobre uma estrutura mais ampla, do que simplesmente analisar o crédito de um cliente e dados financeiros, para a tomada de