Políticaca na França

293 palavras 2 páginas
A França é uma república democrática semi-presidencialista. O Presidente é eleito por sufrágio direto e universal. Existem duas assembléias eleitas, o Sénat e a Assembléia. Desde 29 de setembro de 1959, vigora a Quinta República Francesa.
Poder Legislativo
O Parlamento francês é o mais alto órgão legislativo do país e segue o sistema bicameral, ou seja, possui duas câmaras independentes. Estas são o Senado (câmara alta), composto por 348 senadores eleitos indiretamente; e a Assembléia Nacional (câmara baixa), composta por 577 deputados eleitos por duas voltas. As duas câmaras realizam suas atividades em locais distintos exceto quando ambas se reúnem no Palácio, dando-se o nome de Congresso da França.
O Congresso
O Congresso Francês ou Congrès Du Parlement français é a denominação dada à união periódica das duas câmaras do Parlamento, que ocorre sempre no Palácio de Versalhes - outrora reduto da nobreza francesa. Estas reuniões ocorrem visando revisões na Constituição e sessões com o Presidente do país, a modelo do Estado (Estados Unidos) e do Discurso do trono (em países monárquicos). Durante as Terceira e Quarta Repúblicas, as câmaras se reuniam em Congresso para eleger o Presidente, como ocorreu na eleição de René Coty em 1953.
Poder Executivo
O presidente da França é o chefe de estado do país, é eleito para um mandato de cinco anos com possibilidade de uma reeleição.
Poder Judiciário
A mais alta corte do país é a Corte de Cassação.
Estrutura
Os governos são formados pelos conselhos regionais, cujo órgão legislativo são as Assembléias Regionais e o executivo é chamado de Presidente do Conselho Regional. Os departamentos, cujo legislativo é formado pelos Conselhos Gerais. E as comunas, que são o nível local de administração.
Políticos franceses
François Mitterrand
Jacques Chirac
Léon BlumCharles de GaulleRoger SalengroNicolas SarkozyFrançois

Relacionados