Política
É necessário diferenciarmos língua de linguagem para dar continuidade a esse assunto. Língua é um conjunto de convenções, ou regras gramaticais que uma determinada sociedade usa já a linguagem pode ser verbal e não verbal, ou seja, através de palavras, gestos, imagens, etc.
Para Vygotsky, o desenvolvimento da criança passa pelas relações pessoais e interpessoais e se transforma em individual, o homem se desenvolve em interação com o meio em que ele esta relacionada e por sua vez também a linguagem do indivíduo. Considerando esses estudos, o surdo não dispõe de recursos necessários para seu engajamento na comunidade ora lista, pois a prática oral é o principal foco.
A infância é uma etapa de grandes transformações do ser humano. É nela, que as crianças, vão se apropriando do seu espaço, do seu corpo e do corpo do outro, e a pré-escola colabora nessas descobertas, sendo um espaço propício para a criança na construção de novos conhecimentos sobre si e sobre o mundo que a cerca. Sendo assim, espaço de formação da subjetividade do aluno e do professor.
Então, desde a educação infantil podemos, por meio de mudanças no currículo escolar, construírem diversas atividades em relação às pessoas de diferentes grupos éticos. Respeitando sua cultura familiar, valorizando suas experiências e seus conhecimentos extraescolares, fazendo uma ponte com sua história de vida e os novos conceitos que irão adquirir.
A escola é mais uma via de construção de identidade do indivíduo promovendo as relações étnico-raciais e, devido à nossa realidade em sala de aula, o professor deve promover relações saudáveis entre os grupos que estão sobre sua tutela. Porém, como trabalhar, na educação infantil, de modo positivo a formação da subjetividade da criança negra? Como o cotidiano escolar interfere/intervêm na organização sócio-histórica da identidade da criança negra?
Esse trabalho a que nos propomos teria que partir de um dado significativo para as crianças, e o