Política
Hoje em dia, muitas pessoas dizem que não gostam de política. Mas será que elas realmente sabem o que é política, e sabem o poder desta?
O texto que escolhemos, “Quem não gosta de política é governado por aqueles que gostam”, de Felipe Nogueira, mostra que, boa parte das pessoas que não gostam de política tem esta opinião por verem escândalos políticos nas revistas, jornais, etc.
Mas precisamos nos conscientizar de que quem escolhe os governantes, somos nós. Se um político, seja ele bom ou ruim, está atuando, ele está lá pois o povo escolheu ele. Muitas vezes, percebemos que o povo não se dá conta de que tem este grande poder em suas mãos. Muitas pessoas votam nulo, ou em branco, como forma de protesto. Mas não percebem que é somente por este meio que mudarão alguma coisa, como educação ou saúde. Mas, entre essa questão de político bom ou ruim, nos perguntamos: o que faz um político ser bom ou ruim?
Em sala de aula, debatemos sobre esse assunto, e vimos quais são os “passos” de um político. Primeiro, antes das eleições no ano destas, os políticos nos apresentam suas propostas, sempre com coisas como: “melhorar a saúde da cidade/estado/país”, “mais investimentos em educação”, entre outras coisas, que nos levam a pensar que este político realmente fará tudo isso. Mas, algumas vezes, depois de ser eleito, este político nem da às caras, e isto o faz um “mal” político, um farsante. E é por isso que as pessoas não gostam de política, pois acham que é uma farsa, que as pessoas que estão lá, são todas assim. Mas existem aqueles políticos que prometem e cumprem, ou prometem tentar, e cumprem. E estes sim, são bons políticos, mas, por a maioria ser “mal” político, estes nem sempre são lembrados, e aí outro porque de as pessoas não gostarem de política.
Ainda no texto, o autor diz que, só reclamar, falar mal e criticar não vai adiantar, pois o representante que “escolhemos” não vai deixar seu cargo com isso. Por