Política e sociedade
- Nos Estados teocráticos, o pode legítimo vem de Deus;
-Nas monarquias hereditárias, o poder é transmitido de geração em geração e é mantido pela força da tradição;
-Nos governos aristocráticos, apenas os melhores ( mais ricos, os mais fortes, os de linhagem nobre e os da elite do saber) exercem funções de mando.
Os gregos foram os primeiros a elaborar teoricamente o ideal democrático, dando aos cidadãos o direito de decidir sobre o destino da sua cidade. Habituado ao discurso o povo grego encontra se em praça pública, espaço social para o debate e o exercício da persuasão, onde o ideal da democracia direta se fazia pela presença de todos os cidadãos da assembleia.
É o poder que não foi legitimado pelo consentimento da maioria e depende do prestígio e da força dos que o possuem. Trata-se de usurpação do poder, que perde o seu lugar público quando é incorporado na figura do príncipe.
A democracia tem como característica as ideias de conflito, abertura, e rotatividade.
A democracia é frágil pois ela permite a expressão dos pensamentos divergentes e consequentemente dentre esses irão aparecer pensamentos que combatam a democracia por identificá la como anarquia ou simplesmente para impor seu ponto de vista.
Na politicagem os candidatos fazem uma propaganda atrativa aos eleitores, prometem soluções, criações e melhorias. No entanto quando o candidato apossa do poder que lhe foi legitimado ele se corrompe com lavagens, roubos e desvios. Exemplo disso é o mensalão.
A partir dessa citação o fundamento da autoridade vem do poder legitimado, onde a autoridade não é exercida por força nem violência, mas simplesmente na decisão que cada individuo grupo ou a sociedade escolheu obedecer ou seguir.
O que resulta da violência é o domínio da situação momentânea. O poder está ligado à respeito e a