Política e sociedade
CAMPUS ITAPERUNA
CURSO: ELETROTÉCNICA PROEJA IV
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
POLÍTICA E SOCIEDADE NUM ÂMBITO GERAL
Felipe Ribeiro Patrício
Itaperuna, RJ
Maio, 2012
PREFÁCIO
Existe um artifício muito vantajoso e satisfatório em qualquer literatura brasileira e que não pode ser ignorado, nem tratado com espanto, pois através dele encontra-se uma coesão nos diversos textos ou de mesmos autores ou de autores diferentes, porém com pensamentos ou ideias similares: a intertextualidade e/ou coesão entre textos.
A Antologia apresentada neste trabalho é intitulada em Política e sociedade num âmbito geral e todos os textos apresentados falam sobre a política e sociedade na qual estamos inseridos e a qual nos faz passar pelas situações citadas.
Em um resumo não muito peculiar, vemos que a política é relativa ao Estado – cidade e, portanto, é relativa a um todo, ao geral. Como já dito nos textos de Ronaud, assim deveria ser a política do nosso país: voltada para todos. Porém, usamos um instrumento que ressalta a democracia, que é o voto, e infelizmente somos culpados depois daqueles corruptos que estão no poder não pensar na coletividade, mas sim nos seus próprios bolsos.
Nos cinco primeiros textos e no sétimo, vê-se uma explícita crítica sobre o voto, os votantes e a maneira que os políticos agem em relação à política e ao povo que os elege.
Não há realmente como adivinhar como será o governo deste ou daquele. Votamos com confiança, porém eles as quebram, como se fossem simples objetos de vidro vendidos em qualquer loja de R$ 1,99.
Assim, indiretamente, nos forçam a acompanhar a sociedade cada vez mais capitalista, no vício do compre e adquira, e trabalhamos como se o nosso propósito no mundo fosse apenas gastar (o que não deixa de ser uma verdade)...
Os textos seguintes trazem o tema trabalho, política e o 13º salário.
Seguindo esta linha de raciocínio, o governo “oferece” certos prêmios para o trabalhador tão dedicado,