Política e Politicagem
Resp.: Política é a ciência ou a arte de governar, administrar uma nação ou um Estado, pensando sempre no bem comum de crescimento e fortalecimento daquela nação ou Estado.
Politicagem se trata de interesses pessoais, trocas de favores, os chamados jeitinhos que os políticos tem para benefício próprio.
O nepotismo é uma ato de politicagem... Para driblar este tipo de situação, muitos políticos empregam parentes de outros políticos em seus gabinetes, e, vice-versa como troca de favores e assim não serem expostos no governo como nepostista.
A ação política de verdade, seria a contratação de pessoas qualificadas para prestarem um serviço eficaz à população sem nenhum vínculo familiar ou partidário.
Nas eleições municipais, o voto é uma forma de legitimar pessoas no poder. Com isso somos inundados de propaganda política através da mídia que atingem o cotidiano de todos nós. Milhares de pessoas espalhas pelo Brasil disputam cargos do executivo e legislativo dos mais de 5500 municípios brasileiros.
Peço a você, caro aluno, que descreva as competências do prefeito (executivo) e dos vereadores (legislativo), assim seu voto será muito mais consciente, pois não será facilmente enganado pelos falsos discursos de nossos pretendentes a governantes.
Resp.: As competências do Prefeito são:
- de planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos;
- de negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade;
- de apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis;
- de convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário; e
- de representar o município em todas as circunstâncias.
As competências dos Vereadores são:
- de representar a população, criando leis que beneficiem os munícipes e fiscalize os gastos públicos do poder