Política e Poder na Mídia
A mídia é um fator essencial da vida política e é difícil mudar este fato, os políticos sem mídia serão pouco votados, porque é nela que eles tornam-se conhecidos e conquistam seu público alvo e periférico.
É através da mídia que o eleitor pode conhecer seu candidato, pois não basta o candidato ter um simples discurso, ele precisa oferecer algo além disso. É por meio do acesso rápido às informações, que a programação televisiva mostra as ações do político e as tornam expostas, sejam elas consideradas boas ou más.
A tecnologia pode ser considerada um instrumento poderoso para que a população use a favor de uma política melhor, sem desvios ou desperdício do dinheiro público. Porém, para que isso aconteça de maneira eficaz é necessário que haja uma sociedade atuante e interessada em fiscalizar onde o político usa cada centavo.
Mas nem tudo que está na mídia, é a única verdade, uma vez que por trás de um canal que julgamos sério e íntegro, muitas vezes há uma manipulação política ou um candidato sendo beneficiado com algum comentário, seja ele direto ou indireto. E é nessa hora que o cidadão brasileiro cai nas "armações da mídia" e faz exatamente o que lhes foi induzido, votar e apoiar um candidato específico apenas porque a televisão mostra e apoia um candidato que não condiz com o que é mostrado.
Enfim, existe a necessidade de haver uma união entre política e mídia de modo a valorizar a sociedade, que também precisa conhecer a tecnologia e estar atenta no que vê, ouve e fala, saber interpretar e discernir o que é certo do que é errado para que possa cobrar de maneira efetiva o poder público, que são os seus representantes e que devem lutar pelo interesse da maioria sem manipulação alguma.