Política_uma brevíssima introdução_Minogue, Kenneth
331 palavras
2 páginas
Objetivo do trabalhoAtravés da pesquisa da psicologia social do trabalho, abordar informações relevantes aos temas atuais, trazendo conceitos fundamentais da psicologia social aliado aos problemas recorrentes do trabalho como o desemprego, as mas condições de vida, a injustiça e a desigualdade social e entre outros.
Introdução
A psicologia do trabalho com a perspectiva de estudar as questões cotidianas do trabalhador e da empresa tem no enfoque dos estudos a parte administrativa como a gestão de recursos humanos, o ganho salarial, os benefícios, os planos de carreiras e o lucro, subjugadas pela lei laissez-faire. A psicologia social do trabalho vem para quebrar essa ideologia tradicional, na qual o lucro se sobrepõe a vida digna dos trabalhadores. Ela tem como função enfocar temas marginais do trabalho como por exemplo: as ações sociais dos trabalhadores no movimento sindical, a discussao sobre o preconceito existente no ambiente de trabalho, a discriminação de gênero entre homens e mulheres, a formação de grupos para discussão de problemas, a criação de formas variadas de trabalho como possiblidade solidaria e emancipatoria do trabalho e entre outros.
Atualidade
Comentar e explicar o estudo sobre o artigo “POSSIBILIDADES SOLIDARIAS E EMANCIPATORIAS DO TRABALHO: CAMPO FERTIL PARA A PRATICA PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA”.
Crítica
A psicologia social tem como fundamentos a defesa dos direitos humanos, o bem estar social e a vida digna.
No trabalho, muitas vezes as instituições exploram seus empregados, pelo fato deles nao poderem ir contra o sistema, caso o contrario estariam fora da institição, podendo sendo substituido por outro.
Vivemos em uma sociedade capitalista, na qual o lucro é mais importante que o bem estar no ambiente de trabalho. Reformar leis, regras, sistemas das instituições é o primeiro passo para ter um melhora social, criando formas de solidariedade e emancipacao do trabalho, beneficiando tanto o trabalhador quanto o patrao.