Política, por si só é pública?
Segundo o dicionário, Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polisque, o qual designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Deste modo, entende-se que a política por si só é pública.
2) Se a política é pública, porque política pública?
A Política pública é definida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.
Assim, cabe ao Estado propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas. O contratualismo gera esta expectativa, ainda mais na América Latina, marcada por práticas populistas no século XX. No caso das mudanças climáticas, por exemplo, é dever do Estado indicar alternativas que diminuam as consequências que elas trarão à população do Brasil, em especial para a mais pobre, que será mais atingida.
Deste modo, pode-se entender que dentro da política, que por si só já é pública, devem ser realizadas políticas públicas. Essas políticas públicas podem ser compostas de ações preventivas ou reparadoras, o que visa sempre o bem estar da população do país.
3) É o Sistema Único de Saúde uma Política Pública?
Dentro das diversas políticas públicas, pode-se citar a política de saúde, na qual faz parte o Sistema Único de Saúde – SUS, o qual foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando