Política nos Dias de Hoje
Ser político, no meu entender, é interagir com a realidade cientificando-se das necessidades sociais e dos conflitos gerados pela diversidade de interesses e, a partir daí, colaborar na busca de soluções para os problemas existentes e caminhos conciliatórios para o convívio com as diferenças sempre em prol do bem comum.
Infelizmente, hoje em dia, o termo “política” tomou o mesquinho sentido dos conchavos, do troca-troca visando interesses pessoais. Deixou seu objetivo original de utilizar o poder para conciliar os interesses em prol do bem comum e passou a buscar o poder pelo poder. Virou uma carreira cujo objetivo é ocupar cargos de relevo através dos quais poderá ter ganhos pessoais, profissionais, status, ou seja, o meio político transformou-se em ferramenta para satisfação de interesses particulares. Houve um total desvirtuamento do verdadeiro significado de “política”.
Nos jornais todos os dias são notícias de escândalos, manipulação, jogos de poder. Em nossas cidades vemos muitas vezes um mandato inteiro dedicar-se ao diz-que-diz, aos conchavos, com conseqüente paralisia de investimentos públicos, obras que não saem do papel, e por aí vai. E, chegando ao fim do período de quatro anos, portanto ao aproximarem-se as eleições, começam a realizar, a toque de caixa, um pouco do que deveriam ter realizado durante todo o período e investem mais ainda no assistencialismo barato, que, neste total desvirtuamento, tornou-se verdadeira moeda de troca. Os candidatos se esquecem do debate de ideias, focando em fatos pessoais dos adversários que possam