Política - João Ubaldo Ribeiro - Fichamento
Matrícula:
FICHA DE LEITURA
Anotações ao Texto:
Quanto ao 1º capítulo, o autor fala que Política é um “exercício de alguma forma de poder e suas múltiplas consequências”, lembra também que se “Política tem a ver com o poder, e o poder visa alterar o comportamento das pessoas, é evidente que ato político possui dois aspectos que aparecem de pronto: Um interesse e uma decisão”. O autor explica que “se alguém deseja influenciar ou modificar o comportamento das pessoas, esse alguém tem um interesse que deseja ver implementado pela modificação pretendida” e “o objetivo configurado pelo interesse só pode ser conseguido por uma decisão que efetivamente venha a alterar o comportamento das pessoas”.
Conforme saliente o autor, “a Política passa a ser entendida como um processo através do qual os interesses são transformados em objetivos e os objetivos são conduzidos à formulação e tomada de decisões efetivas”. Lembrando que “a Política é o estudo e a prática da canalização de interesses, com a finalidade de conseguir decisões”. O autor ainda elenca algumas características da Política como uma “arte”, uma “ciência”, uma “filosofia” e uma “profissão”.
Quanto ao 2º capítulo, o autor fala que “a Política está em toda parte”, que ela é um “jogo de poder”, que ela é “a negociação para se obter uma decisão qualquer”. O autor cita exemplos de “miniprocesso político” como uma decisão tomada dentro de um casamento, garotos de rua, delegando funções, ao formarem um time de futebol, etc. Esclarece que Política vem do Grego Antigo (polis) e significa cidade.
Para o autor “os fatos podem adquirir significado político, mesmo que originalmente não tenham”, lembrando que “a política não se ocupa de todos os processos de formulação e tomada de decisões, mas somente daqueles que afetam, de alguma forma, o conjunto de cidadãos’. Na análise do autor, “a política é a condução da nossa própria existência coletiva, com reflexos imediatos sobre nossa existência individual,