Política habitacional
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................1
2 A POLÍTICA HABITACIONAL E SUAS CARACTERÍSTICAS ........................ 2
3 POLÍTICA HABITACIONAL NA VIRADA DO SÉCULO XXI ........................ 4
CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO
Ao falarmos de Política Habitacional nos dias de hoje, podemos identificar a baixa de juros como o fator de maior relevância quando pensamos em inclusão social.
O programa do Governo Federal, “MINHA CASA, MINHA VIDA” que tem como objetivo reduzir o déficit habitacional brasileiro, baseia-se na redução dos juros, aumento do prazo de financiamento e facilidade na disponibilização das cartas de créditos, atingindo seu alvo principal, as famílias de baixa renda.
Igualmente, esse mesmo fator acaba por favorecer também a indústria, que passa a ser fortalecida com este aumento da demanda, gerando empregos e renda, contribuindo diretamente para uma inclusão social.
1
CAPÍTULO 2: POLÍTICA HABITACIONAL E SUAS CARACTERÍSTICAS
Muito se sabe sobre a Política Habitacional, porém poucos sabem dizer como isso foi implantado para resolver a situação em que o Brasil se encontrava.
Em meados do ano de1964, o governo constatou uma forte crise no Brasil, que aceleradamente crescia em termos de população, obrigando-o a desenvolver um programa que pudesse facilitar a toda a população a realização do sonho da casa própria, através de financiamentos e projetos habitacionais. Em contrapartida, esta política habitacional, além de favorecer a população, dinamizou a economia, através do fortalecimento do setor de construção civil, gerando muitos empregos e se tornando uma grande estratégia para o governo.
Embora essa produção habitacional tenha sido muito significativa para a urbanização brasileira, teve um percentual insuficiente, uma vez que entre os anos de 1950 e 2000 a população passou de 11 milhões para 125 milhões, onde somente 25% tiveram