Política Fiscal
GLEICE KELLY BUENO
CINDY NATÁLIA DOS REIS JACINTHO
ECONOMIA BRASILEIRA:
POLÍTICA FISCAL
SALTO
2014
GLEICE KELLY BUENO
CINDY NATÁLIA DOS REIS JACINTHO
ECONOMIA BRASILEIRA:
POLÍTICA FISCAL
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade de Direito, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio como exigência parcial à aprovação na disciplina de Economia.
Professor: Carlos Augusto
SALTO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................05
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................06
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.....................................................................07
INTRODUÇÃO
A política fiscal brasileira consiste na organização orçamentária do governo federal, momento em que são definidas as fontes de arrecadação e os gastos públicos para um determinado período. As determinações da política fiscal do país influenciam diretamente nas suas atividades econômicas, crescimento e taxa de desemprego.
A maior preocupação das autoridades brasileiras, que definem as diretrizes da política fiscal, é o financiamento do déficit do setor público, entretanto, o governo pode alterar seu volume de receitas e gastos através de instrumentos fiscais. A cobrança de impostos é a maneira mais comum de alcançar esse objetivo. Eles podem ser diretos, incidindo diretamente sobre a renda, que é o caso do Imposto de Renda de Pessoa Física e do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, e indiretos, embutidos nas transações intermediárias e finais. Nesse caso, a contribuição está incorporada ao processo produtivo, como no ICMS, ISS,