POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MATO GROSSO DO SUL/MS E SUA OPERACIONALIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: UM JOGO EM MOVIMENTO
Acreditamos que a Educação Física, através do movimento, é uma das responsáveis por formar indivíduos críticos e conscientes, de maneira tal, que esses possam vir a interferir no processo de construção de uma sociedade mais justa e solidária.
E é na escola, por meio dos vários programas pedagógicos, que os alunos têm acesso a grande parte dos conhecimentos sistematizados de nossa sociedade, dentre esses, os da Educação Física, desde a educação básica até o ensino médio.
Entender melhor como esse processo de ensino-aprendizagem acontece, privilegiando a análise das diversas políticas pedagógicas e as linhas teóricas da Educação Física que as compõe, no interior das escolas estaduais de MS, foi o que nos motivou a desenvolver nosso trabalho de conclusão de curso (TCC).
A inserção da Educação Física no processo de educação escolar tem sido definida e redefinida frente às determinações do contexto político, econômico e social de cada época de nossa história, isto implica em superar tradições e subordinações históricas, e desatrelar-se de conteúdos clássicos e ou da desportivação que tem servido para orientar e sistematizar as práticas corporais no interior das escolas (CAPARROZ, 1997).
Isso faz com que seja de suma importância identificar, analisar e questionar sobre quais são as diversas linhas teóricas existentes no campo da Educação Física e como elas se apresentam na escola.
Atualmente a Educação Física Escolar percorre vários caminhos, dentre eles e talvez o mais presente seja o do tecnicismo, em que o esporte é seu principal conteúdo e cuja preocupação primordial é ensinar e aprimorar capacidades e habilidades físicas, preparando os alunos para serem cada vez mais competitivos, tendo como grande mediador o professor de Educação Física (COLETIVO DE AUTORES, 1992).
Porém outros caminhos, ou melhor, outras linhas teóricas também fazem parte do universo da Educação Física Escolar, dentre essas destacamos as abordagens: Desenvolvimentista,